sexta-feira, 29 de abril de 2011

Placas de trânsito









INTRODUÇÃO
O Projeto Trânsito destina se a todo comunidade escolar: alunos, familiares, educadores, funcionários e gestão.

Tema: Os significados das placas
Os sinais visuais são ótimas ferramentas para trabalhar a função dos símbolos e seus conteúdos e ainda cumprem o objetivo de conscientizar a respeito dos cuidados com a travessia de ruas, o trânsito de carros e bicicletas e a importância de observar o semáforo e realizar o que determina cada placa.

Classificar as placas com base nos elementos para entendê-las

Ao investigar o entorno, as crianças percebem que os sinais estão por toda parte. Tendo em mente esse esclarecimento, você pode se dedicar a preparar a pauta de investigação para os pequenos. Em linhas gerais, eles devem investigar as características dos três elementos que formam uma placa: o símbolo, a cor e a forma. Quanto aos símbolos, é possível propor que as crianças observem como eles são simples no formato e como a interpretação do que quer dizer precisa ser rápida, deixando pouca margem para dúvidas. Já em relação à forma e à cor, as crianças devem tentar encontrar os pontos em comum entre as placas e entender que elas indicam funções e possuem significados próprios.



Atividades
• Levantamento de quais placas os alunos conhecem.
• Uma volta pela escola e pelo bairro com o objetivo de registrar as placas presentes.

• Solicitar a separação das placas por categorias. As placas vermelhas e de forma arredondada, por exemplo, regulamentam o trânsito e em outras situações informam o que pode ou não ser feito. Se levarem uma faixa diagonal vermelha, indicam que algo é proibido. Sem ela, que é preciso ou possível fazer o que o desenho indica. Já as placas amarelas e quadradas costumam ser de advertência, como as que são colocadas na frente das escolas indicando que aquela é uma área escolar. Placas azuis e quadradas, por sua vez, dizem respeito a serviços - como as localizadas na estrada que informam sobre postos de gasolina ou as que indicam o caminho para o banheiro em alguns shoppings e restaurantes.
• Oralmente pedir o significado das placas apresentadas
• A proposta seguinte é a apresentação de todas placas.
Pesquisa dirigida no site: http://aimore.net/placas/geral.html



TEMPO PREVISTO: 04 (quatro) semanas




CONCLUSÃO

CRIAÇÃO DE PLACAS



Depois de ampliar o repertório, a turma já tem elementos para construir seus sinais e como conclusão o desafio de produzir placas de sinalização para a própria escola.
Os alunos levantaram com os professores e funcionários tudo o que era preciso comunicar e que ainda não estava sinalizado. Em seguida, voltaram à sala e, munidos de papel, pincel e tinta, começaram a criação de sinais. Surgiram invenções como "proibido correr quando o piso estiver molhado", representado por uma criança andando com uma poça de água à frente, emoldurada em bordas vermelhas e com uma faixa na diagonal. Outra sinalização era uma placa de alerta amarela e quadrada, que avisava sobre o risco de queda nos degraus da escola. Provas de que os pequenos entenderam a função das placas na sociedade.




Autoria
Esta aventura na webquest que mas considero um ensaio foi elaborada para cumprir atividade curso de Mídias da Educação.
Cursista: Lúcia Helena Saqueto Guimarães Gonçalves
nenanina932@hotmail.com